O apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 35 mil ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), por danos morais.

 

 

Ao criticar as medidas adotadas de combate à pandemia da Covid-19, o líder religioso teria dito que o gestor estadual “fez pacto com o capeta”.

 

 

A declaração de Valdemiro teria sido registrada durante um programa de televisão, que foi transmitido no dia 24 de março de 2020.

 

 

A juíza Indira Fábia dos Santos Meireles, da 1ª Vara Cível e Comercial de Salvador, assinou a decisão no último dia 24 de setembro deste ano.

 

 

 

O apóstolo requereu a improcedência dos pedidos e contestou as alegações do governador, dizendo que não direcionou a ofensa ao petista. Ele também alegou liberdade de expressão.

 

 

Na decisão, a juíza afirmou que “não há de prosperar qualquer dessas alegações”. “A uma, que não é preciso ser nenhum expert para vislumbrar que, a todo momento em seu programa, o que fora dito pelo requerido foi, sim, direcionado ao covernador da Bahia, ora autor desta demanda”, escreveu.

 

 

 

Em nota, o governo da Bahia comemorou a decisão e disse que “a Justiça brasileira está atenta e age com o rigor da lei contra aqueles que causam danos morais e outros prejuízos à honra dos cidadãos”.