Na quarta-feira (31), das 8h às 13h, as atividades serão direcionadas às mulheres. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Centro Universitário São Camilo, vai oferecer aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, testes rápidos de sífilis, além de orientação sobre o câncer de mama e colo do útero.

“Queremos encerrar o Outubro Rosa com a certeza de termos atingido o objetivo que traçamos, que foi levar informação e atendimento ao maior número de mulheres do público-alvo da campanha. Realizamos uma ampla programação, com ações para intensificar, principalmente, a realização de mamografias e exames preventivos (Papanicolau), procedimentos que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, respectivamente, ampliando as chances de cura”, destaca a secretária de Saúde, Luciara Botelho. 
 

Novembro Azul 

Amanhã, quinta-feira (1), as equipes da Semus e da São Camilo voltam à praça, no mesmo horário, para oferecer atendimentos ao público masculino, abrindo a programação do Novembro Azul no município. 

A primeira atividade, às 8h, será uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes e hipertensão. Até as 13h, também serão disponibilizados os mesmos serviços de saúde oferecidos no dia anterior. 

“Um dos objetivos do Novembro Azul é quebrar tabus. Muitos homens ainda oferecem resistência ao exame de próstata e é nosso dever ajudá-los a compreender a importância de realizarem esse procedimento anualmente, a partir dos 50 anos (para a maioria), para rastreamento do câncer”, frisa a secretária.