Folha do ES
Qua, 19 de Jun
CORRIDA PMCI

Home   Estilo     Cultura


Reggae jamaicano vira Patrimônio Mundial da Unesco

Reggae jamaicano vira Patrimônio Mundial da Unesco

Entidade reconheceu contribuição para debate sobre 'humanidade'

  Por Redação

  29.novembro.2018 às 15:34

Unesco transformou o reggae jamaicano em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em decisão anunciada nesta quinta-feira (29).

Segundo a entidade, o reconhecimento se deve à contribuição desse estilo musical, disseminado no mundo todo graças a artistas como Bob Marley, para o "debate internacional sobre questões de injustiça, resistência, amor e humanidade".

"Embora em seu estado embrionário o reggae tenha sido a voz dos marginalizados, o estilo é tocado e abraçado hoje por amplos setores da sociedade, incluindo vários grupos étnicos e religiosos", justificou a Unesco.

Nascido no seio de grupos marginalizados na sociedade jamaicana, principalmente na capital Kingston, o reggae é uma "amálgama de diversas influências musicais", incluindo ritmos caribenhos, latinos e norte-americanos. Sua maior expressão é Bob Marley (1945-1981), que vendeu mais de 200 milhões de discos com sua música de protesto e liberdade. (ANSA)


Fonte: Veja

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.