O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a desenvolver o turismo rural no Brasil, sendo uma das áreas mais fortes do agro capixaba. Começou com foco inicial na Região Serrana e se expandindo até para a Grande Vitória e atualmente temos 31 circuitos de agroturismo.

 

Existe um leque de oportunidades para os turistas apreciarem no agroturismo capixaba. Para Evair, a principal característica do setor aqui no Espírito Santo é a diversidade cultural e a forma como ela influencia na criação de um “Campo de Oportunidades” para os capixabas. “A preservação dos valores, tradições e das várias culturas presentes no estado é o que faz do agroturismo capixaba ser tão especial, pois é com essas premissas que o nosso rural tem gerado empregos e renda de forma harmônica e sustentável”.

 

O Espírito Santo tem um grande potencial na gastronomia, onde temos cafés, vinhos, queijos artesanais e o famoso Socol, que já possui sua Indicação Geográfica. Além disso, cada vez mais cresce a demanda de turistas que não só querem degustar essas comidas, mas também conhecer o processo de produção das iguarias nas agroindústrias e vinícolas espalhadas pelo estado. “Para o produtor rural, mostrar seus conhecimentos é uma forma de melhorar sua qualidade de vida por agregar a renda do turismo e ao permitir que aquele saber, de trabalhar  terra e produzir produtos diferenciados, seja mostrado para além da localidade”, explica.

 

Além da gastronomia, o artesanato capixaba nas rotas do agroturismo chamam a atenção dos turistas, que circulam pelo estado buscando produtos como cestas, peças feitas com madeira, mármore ou granito para inovarem as decorações de suas casas ou locais de trabalho.