Exemplares do jornal “Correio do Sul”, que circulou no município de Cachoeiro de Itapemirim a partir de 1928, estão sendo inventariados e serão doados ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

 

Os materiais fazem parte do acervo privado de Paulo Henrique Tiengo e serão, posteriormente, microfilmados e digitalizados.

 

Foi no “Correio do Sul” que o cronista capixaba Rubem Braga publicou os seus primeiros escritos, quando tinha 15 anos de idade. O jornal publicava poesias e textos sobre o cotidiano e a política local e nacional pelo o olhar do escritor. Conforme relatado pelo próprio autor, em 1979, na crônica “Como comecei a escrever”:

 

Eu ainda estava no curso secundário quando um dos meus irmãos mais velhos – Armando – fundou em Cachoeiro um jornal que existe até hoje – Correio do Sul. Fui convidado a escrever alguma coisa, o que também aconteceu com o meu irmão Newton, que fazia principalmente poemas. Eu escrevia artigos e crônicas sobre assuntos os mais variados; no verão mandava da praia de Marataízes uma crônica regular chamada ‘Correio Maratimba’”.