A comunidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, estará em festa no fim de semana. Sábado (4), a partir das 19h, ela comemora a Abolição da Escravatura (13 de maio) com missa afro e apresentações de caxambu, além de oferecer feijoada para os grupos presentes e visitantes.

 

A festa é realizada pela comunidade há mais de 100 anos. Hoje, é organizada por Canuta Caetano, mestra do Caxambu Alegria de Viver, reconhecido como patrimônio da cultura nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Essa expressão popular afro-brasileira integra percussão de tambores, dança coletiva e elementos de espiritualidade. Originalmente, era praticada nas senzalas, mas, com a abolição da escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888, começou a ser realizada ao ar livre, sempre ao lado de uma fogueira, para afinar os tambores (caxambus) e iluminar e aquecer as noites.

 

 

Mais festa no dia 13

 

As comemorações pelo Dia da Abolição da Escravidão não param por aí. Na data (13 de maio), a comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, celebra com feijoada e apresentações de caxambu, jongo, folia de reis e charola de São Sebastião. A programação, que também tem o apoio da prefeitura, começa às 18h. As atrações são gratuitas e abertas ao público.