Folha do ES
Ter, 21 de Mai

Home   Estilo     Cultura


Comemorações pelo 13 de maio começam neste sábado (4) em Cachoeiro

Comemorações pelo 13 de maio começam neste sábado (4) em Cachoeiro

Festa na comunidade de Vargem Alegre é realizada há mais de cem anos

  Por Redaçao

  03.maio.2019 às 08:27

A comunidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, estará em festa no fim de semana. Sábado (4), a partir das 19h, ela comemora a Abolição da Escravatura (13 de maio) com missa afro e apresentações de caxambu, além de oferecer feijoada para os grupos presentes e visitantes.

A festa é realizada pela comunidade há mais de 100 anos. Hoje, é organizada por Canuta Caetano, mestra do Caxambu Alegria de Viver, reconhecido como patrimônio da cultura nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Essa expressão popular afro-brasileira integra percussão de tambores, dança coletiva e elementos de espiritualidade. Originalmente, era praticada nas senzalas, mas, com a abolição da escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888, começou a ser realizada ao ar livre, sempre ao lado de uma fogueira, para afinar os tambores (caxambus) e iluminar e aquecer as noites.

Mais festa no dia 13

As comemorações pelo Dia da Abolição da Escravidão não param por aí. Na data (13 de maio), a comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, celebra com feijoada e apresentações de caxambu, jongo, folia de reis e charola de São Sebastião. A programação, que também tem o apoio da prefeitura, começa às 18h. As atrações são gratuitas e abertas ao público.


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.