Neuza Brunoro, cachoeirense ausente: "Foram duas surpresas muito emocionantes, a primeira pela indicação e a segunda por essa conquista desse grupo de amigos maravilhosos que se empenharam nessa campanha. Fico muito honrada e comprometida com a tradição de Cachoeiro. Vamos fazer uma festa muito bonita e animada". 

 

Assim começou a conversa entre a Reportagem da Folha do ES com a Cachoeirense Ausente nº 1 de 2019, a professora Neuza Maria Brunoro Costa. Com 24 dos 57 votos válidos ela foi a escolhida para representar os cachoeirenses que vivem distante de sua terra natal.

 
Qual a importância para você ser lembrada com honraria criada pelo Newton Braga e que já homenageou centenas de personalidade? 

 

Uma grande honra em estar representando as mulheres que dedicaram sua vida pelo ensino, a educação de qualidade, voltada para a melhoria da qualidade de vida do nosso país. Sempre atuei como professora universitária em instituição Federal, pública e comprometida com a ética, o ensino, a pesquisa e a formação de profissionais de qualidade. Fico honrada também pela importância desse título para o cidadão Cachoeirense que, mesmo ausente, traz a sua cidade no coração e difunde esse espírito de união e de cidadania para todo o país e para o exterior.

 

O que levou você a aceitar a indicação para a honraria?

 

A indicação foi uma surpresa para mim. Todos os indicados para essa honraria eram merecedores do título. Minha motivação para aceitar essa indicação partiu da grande amizade que tenho pelas pessoas que me indicaram e também para fazer representar as mulheres educadoras.

 

Qual a mensagem para aqueles que votaram em você e a população em geral? 

 

Minha gratidão aos amigos da Escola Polivalente do Guandu pelo carinho, consideração e empenho nessa campanha; à minha família e demais amigos que deram um importante suporte à essa indicação e sobretudo à população de Cachoeiro que me acolheu e que mantém viva essa tradição e esse carinho pelos seus conterrâneos ausentes. Parabéns pela brilhante escolha da Cachoeirense presente que muito tem feito pela nossa cidade e nosso povo. Vamos fazer uma festa muito bonita e animada para celebrar o aniversário de Cachoeiro!

 

Sobre a homenageada

 

Neuza tem 58 anos e mais de 30 de magistério. É diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre e professora titular do Departamento de Farmácia e Nutrição na mesma instituição. 

 

Tem doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Reading, na Inglaterra, e três pós-doutorados em universidades americanas. Também já lecionou nas universidades federais de Viçosa e Ouro Preto.