A comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro-ES, realiza hoje, 13, a tradicional festa “Raiar da Liberdade”, que este ano tem como temática “O Canto da Liberdade”.

 

Coordenada há mais de 50 anos pela mestra de caxambu Maria Laurinda Adão, a comemoração ocorrerá a partir das 18h.

 

Nos festejos, que acontecem todos os anos na referida data, o público pode ver de perto a atuação de alguns dos grupos da cultura popular por meio das apresentações de jongos, folias de reis, charola e bate flechas de São Sebastião e, claro, caxambus – dentre eles, o Caxambu Santa Cruz, do qual Maria Laurinda é mestra.

 

A celebração, que, segundo a tradição oral, começou em 13 de maio de 1888, por ocasião da Assinatura da Lei Áurea, é o mais antigo e tradicional evento folclórico do Espírito Santo, completando este ano sua 131ª edição.

 

“Eu participo desde criança dessa festa, que era organizada pelos meus avós, e depois pela minha mãe. Nós recebemos muitos grupos amigos e nunca deixamos de servir para todos os visitantes uma feijoada muito gostosa. É uma festa muito bonita, e sempre tenho a honra de iniciar a roda de caxambu, acendendo a fogueira”, comenta Adevalmira Adão, também conhecida como Comadre Ilinha, uma das mestras de caxambu do grupo Santa Cruz.

 

“Não podemos nos esquecer de que a liberdade não nos foi dada, mas, sim, conquistada com muita luta do nosso povo”, acrescenta Edevaldo Adão Felipe, também mestre do Caxambu Santa Cruz.

 

Desde o ano 2000 as festividades do dia 13 de maio em Monte Alegre são organizadas em parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, e, neste ano, conta com o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Edital de Culturas Populares), e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

 

 

Como chegar a Monte Alegre

 

Seguir pela BR482 (sentido Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama.

 

Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

 

*Com informações da Associação de Folclore de Cachoeiro