Desenvolvido pela Secretaria Municipal e Trânsito (Semset), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), o projeto Guarda Mirim agora conta com uma banda marcial. Ela é formada por crianças e adolescentes que participam das aulas de música instrumental oferecidas, gratuitamente, por meio da iniciativa.

São estudantes de escolas municipais de Cachoeiro, do 2º ao 7º ano do ensino fundamental, que estão tendo a oportunidade de aprender a tocar diversos instrumentos, como bumbo, tarol, escaletas, pandeirola, pratos, corneta e pífaro.

As aulas são realizadas no contraturno escolar dos alunos, na Ilha da Luz, onde fica a base da GCM, e são ministradas pelo experiente sargento Saulo Rodrigues, da Polícia Militar. 

Elas foram integradas às ações da Guarda Mirim – que já oferece uma série de atividades esportivas, culturais e de cidadania – por contribuírem para o desenvolvimento cognitivo, disciplinar e cultural dos participantes, promovendo a prevenção à violência, princípios do projeto.

Embora o grupo tenha se formado há pouco tempo, ele já se prepara para a sua primeira apresentação ao público, que será em um momento especial para a cidade. “Estamos trabalhando para fazer bonito no desfile cívico da Festa de Cachoeiro, neste mês. E não deve ser a única apresentação da banda durante os festejos”, revela a coordenadora do projeto Guarda Mirim, a guarda civil municipal, Edinete Mendes.