O XXVI Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins (12 a 21 de julho)Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins (12 a 21 de julho) está com as inscrições abertas para participação nas oficinas até o dia 30 de junho. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.festivaldm.com.br.

Na edição deste ano serão ofertadas 20 oficinas e um workshop: Prática de Orquestra, Canto Popular, Harmonia/Improvisação, Música de Câmara, Prática de Big Band, Acordeon, Bateria, Contrabaixo, Contrabaixo Acústico, Guitarra, Percussão Sinfônica, Piano Popular, Saxofone, Trompete, Viola Caipira, Violão, Violino, Violino/Viola, Violoncelo, Prática de Metais (Melgaço), e o Workshop de Contrabaixo e Prática de Conjunto.

Na condução das aulas, professores conceituados vindos de vários estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais Amazonas, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, e de outros países, como a Dinamarca. Clique aqui e conheça todo o corpo docente desta edição.

A coordenação pedagógica será do renomado doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne e atual diretor geral da Faculdade de Música do Espírito Santo, Fabiano Araújo, com a colaboração do diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Helder Trefzger, e do saxofonista e doutor em Composição pela Unicamp, Marcelo Coelho.

Para participar os interessados devem ter idade acima de 16 anos. Cada aluno poderá se inscrever em até duas oficinas, desde que sejam uma instrumental e a outra prática de conjunto ou prática de canto. Cada oficina tem o valor único de R$ 60.

De acordo com o regulamento, o aluno que efetivar sua inscrição deverá ter conhecimento técnico do instrumento e considerável nível de leitura musical. Deverá comparecer ao Festival de posse do seu instrumento e material para a realização da oficina, como partituras, estantes e outros pertences didático-musicais. Especificamente para a oficina de Prática de Orquestra, o aluno deverá trazer uma calça preta e sapato preto para suas respectivas apresentações, em composição com a camisa do Festival que deverá receber. 

Credenciamento, aulas e certificado

O credenciamento para a participação nas oficinas do XXVI Festival de Inverno de Domingos Martins será realizado de 13 a 15 de julho, no Centro Cultural Imperador, no centro de Campinho. As aulas serão entre os dias 15 e 19, e as apresentações, nos dias 19 e 20 de julho.

Ainda de acordo com o regulamento do Festival de Inverno, todas as oficinas terão a carga horária de 20 horas. Para obter o certificado, o aluno deverá ter a frequência mínima de 85% das aulas. O certificado estará disponível no site www.festivaldm.com.br para impressão do dia 20 de julho (sábado) até o dia 31 de agosto de 2019.

O XXVI Festival de Inverno de Domingos Martins é uma realização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Tem o patrocínio do Banestes, da Cesan e do Sebrae e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Estado do Turismo, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), da Elonline e da Cervejaria Barba Ruiva.

Oficinas e professores do XXVI Festival de Inverno de Domingos Martins:

 

- Prática de Orquestra: Marcos Rangel (BA)



- Canto Popular: Vanessa Moreno (SP)



- Harmonia/Improvisação: Guilherme Ribeiro (SP)



- Música de Câmara: Fausto Borém (MG)



- Prática de Big Band: Rui Carvalho (AM)



- Acordeon: Estevão Ewald (ES)



- Bateria: Igor Willcox (SP)



- Contrabaixo: Glécio Nascimento (SP)



- Contrabaixo Acústico: Fausto Borém (MG)



- Guitarra: Daniel Santiago (SP)



- Percussão Sinfônica: Ronni Kot Wensell (Dinamarca)



- Piano Popular: Hércules Gomes (SP)



- Saxofone: Marcelo Coelho (SP)



- Trompete: Rubinho Antunes (SP)



- Viola Caipira: Eduardo Ramos (ES)



- Violão: Alessandro Pennezzi (SP)



- Violino: Pedro Della Rolle (SP)



- Violino/Viola: João Felipe da Fraga (ES)



- Violoncelo: Milene Aliverti (RS)



- Prática de Metais – Melgaço: Louis Illenseer (RS)



- Workshop de Contrabaixo e Prática de Conjunto: Ney Conceição (RJ)