Está sendo realizado, na comunidade quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, o projeto "O som de Monte Alegre". Por meio dele, os jovens da localidade podem aprender mais sobre a história e a cultura de seu povo, com momentos de interação com os mais experientes, reforçando, assim, a disseminação dos conhecimentos tradicionais às novas gerações.

Desde janeiro deste ano, é realizada mensalmente uma roda de conversa entre as mestras do caxambu Santa Cruz Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe e Neuza Gomes Ventura e os alunos da escola municipal de Monte Alegre (única escola quilombola de Cachoeiro de Itapemirim) para realizar uma oficina de contação de histórias. 

Já o momento prático fica por conta da realização da roda de caxambu, à noite – momento em que as crianças e os adolescentes podem praticar os costumes tradicionais.

"Os conhecimentos tradicionais normalmente são repassados de pai para filho e também durante a prática cultural. Se isso não acontece, há o risco de a tradição se enfraquecer ou até mesmo desaparecer. Observamos que cada vez menos essa transmissão tem sido feita, e as crianças da comunidade acabam se afastando do caxambu, ocasionando o 'envelhecimento' do grupo, o que poderá levar ao seu completo desaparecimento", afirma Genildo Hautequestt Filho, coordenador técnico do projeto.

 

História


O grupo de caxambu "Santa Cruz" de Monte Alegre tem 131 anos de fundação, está em atividade até os dias de hoje e é certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil. 

É comandado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão, e conta com a participação de vários moradores da comunidade. O ponto alto dos festejos do Santa Cruz ocorre anualmente em 13 de maio, quando é realizada no quilombo a festa "Raiar da Liberdade", em que o grupo relembra o fim da escravidão no país, juntamente com seus convidados.

As edições de "O som de Monte Alegre" ocorrem mensalmente e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular. O encontro de julho ocorrerá no próximo sábado (6), às 19h, em Monte Alegre. 

O projeto é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, por meio do Edital 13 – Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial no Estado do Espírito Santo.

 

Como chegar


Seguir pela BR482 (Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.