Jornal da época desta que, "Os documentos que atestam a existência dos povos, a existência fecunda, de atividade, de trabalho, de empreendimentos, de progresso, devem ser conservados como relíquias santas de um passado honroso, onde a posteridade vai beber ensinamentos valiosos e revigorar-se ao calor dos exemplos que enobrecem”. 

Com essas palavras, o jornal o “Commercio do Espírito Santo” relata o evento de inauguração do “Archivo Público Espírito-Santense”, instalado, inicialmente, em um salão no Palácio do Governo, atual Palácio Anchieta. 

Nesta quinta-feira (18), a instituição comemora os 111 anos da sua fundação, marcada pela publicação do Decreto nº 135, de 18 de julho de 1908.


Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Em seu conjunto o acervo do Arquivo Público - composto por diferentes documentos, datados a partir de 1768, tais quais processos, papéis oficiais, cartas, fotografias, negativos, livros, películas, fitas de áudio e vídeo, vinis, microfilmes, mapas e mídias digitais - é uma das principais fontes para os estudos da história social, econômica, política e cultural capixaba. 

A instituição possui também as cópias digitalizadas dos documentos que estão guardados pelo Arquivo Ultramarino de Portugal, abrangendo o período de 1534 a 1822. 

Para pesquisas, pode-se efetuar uma visita à sede, que está aberta das 10h às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Sete de Setembro, 414, no Centro de Vitória.