O município de Alfredo Chaves pode comemorar. Após relatório favorável do senador Marcos do Val (Podemos – ES) e requerimento de inclusão na Ordem do Dia, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 127/2018, que concede o título de Capital Nacional do Inhame ao município, foi aprovado no plenário da Casa nesta terça-feira (27). 

O título se deve à alta produtividade da variedade do inhame produzido na região e sua importância no cenário nacional. Em 2017, a região recebeu a indicação geográfica na produção do tubérculo no Brasil. A Indicação Geográfica (IG) é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

Entre os produtores regionais, destaca-se São Bento de Urânia, distrito de Alfredo Chaves, considerado o maior produtor de inhame do país. A safra já ultrapassa 50 mil toneladas por ano e o produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias de São Bento. 

O Senador Marcos do Val reforçou a importância da produção do tubérculo até para a vida cultural da região. “Anualmente, o município promove a Festa do Inhame. Durante o evento, há atividades como a Missa da Colheita com participação das comunidades vizinhas, abertura da exposição e comercialização de inhame e produtos típicos, almoço típico, shows de calouros, sorteios e premiações, shows de forró, e demais atividades que enfatizam a identificação da comunidade com a produção do inhame”, defende.

Do Val lembra ainda que, com o título, a produção recebe destaque e pode ampliar seus mercados, tanto nacional como internacionalmente. O PLC 127/2018 é de autoria de Lelo Coimbra (MDB-ES) e segue agora para sanção presidencial.