A Casa dos Braga abre suas portas para mais um lançamento literário, na próxima sexta-feira (13). 


Trata-se do livro “Orfanato Cristo Rei – do sacrifício à ascensão”, de Marcos Bubach. Aberto ao público, o evento terá início às 19h.

 

O livro é para aqueles que desejam conhecer fatos importantes da história do Espírito Santo, pois narra a trajetória do orfanato que, a partir dos anos 20, abrigaria muitas crianças. 


O autor conta como desenvolveu o estudo para a composição do livro, visitando instituto histórico, arquivos públicos e entidades de pesquisa.

 

“Em Cariacica, eu estudava no colégio Cristo Rei, que ficava ao lado do orfanato e convivia, em sala de aula, com os internos. Com o tempo, me tornei pesquisador e escritor, e me veio o interesse de imortalizar, em livro, a história do orfanato”, explica Bubach.


Na obra, o autor descreve uma linha do tempo do orfanato, que foi fundado em 1924, pelo padre Leandro Dell'Uomo, e que, além de abrigar os órfãos, também oferecia oficinas de tipografia e alfaiataria. 


Com a morte do padre, em 1937, as irmãs da congregação “Jesus na Eucaristia”, de Cachoeiro, assumiram a administração do espaço.

 

A partir desse momento, tanto as irmãs quanto os órfãos vivenciaram muitos períodos complicados, até a formação de uma campanha de doações e arrecadação de recursos, em que foi possível começar a construção da atual sede do orfanato, no bairro São Francisco, em Cariacica, que contou, inclusive com a participação do rei da música brasileira, Roberto Carlos, que realizou um show beneficente em prol do abrigo.