O município de Muqui-ES completa 107 anos de emancipação política nesta terça, 22 de outubro. 


Localizado ao Sul do Espírito Santo, é umas das opções para quem quer descansar e conhecer a história do Estado.


O nome, de origem indígena, significa “entre morros”, fazendo alusão à sua posição geográfica, entre as formações montanhosas. 


O município, situado na região dos Vales e dos Cafés, a 180 km de distância até a capital, Vitória, é conhecido pelos casarios construídos no começo do século 20.


O sítio histórico de Muqui é o maior já tombado no Espírito Santo e está localizado na sede. Nele podem ser encontrados 186 patrimônios, embelezado pelo Jardim Municipal (espécie de parque ajardinado), que lhe dão vida. 


Além disso, as construções antigas, como a Estrada de Ferro Leopoldina, que levava várias cargas nos trens que também transportavam milhões de pessoas ao longo do dia, além da igreja principal da cidade, na mesma rua, fazem parte dos pontos turísticos a serem visitados no município.


História


A história de Muqui começa em 1850, com a chegada de imigrantes do Vale do Paraíba. 


Os recém-chegados desejavam terras para plantio do café, considerado hoje uma das atividades econômicas mais importantes do município.

Criada oficialmente em 1902, Muqui viveu os anos “áureos”, por conta das plantações de café, em um período de muita riqueza. 


Nas décadas de 1920 e 1930 construíram-se casarões, sobrados e palacetes, compondo uma arquitetura requintada. 


Muqui também tem como tradição as manifestações folclóricas e artísticas do Carnaval de Boi Pintadinho e no Encontro Nacional de Folia de Reis. 


Atualmente, são 12 grupos de Folia de Reis que, no período do ciclo natalino, saem pelas ruas e casas da cidade.