A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, decidiu aderir à campanha Quarentena Literária, lançada pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Através da iniciativa, leitores de todo o Estado podem compartilhar seus vídeos de dicas de leitura, como histórias e indicações de livros e poderão ser sorteados com 30 brindes relacionados à leitura e tecnologia no final do projeto, no mês de outubro. As melhores postagens poderão ter destaque nas redes sociais da Secult e da Gerência do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo.

 

O objetivo da ação é favorecer a continuidade da difusão da literatura, impactando positivamente as pessoas afetadas pelas medidas de isolamento e distanciamento social, necessárias neste momento de reclusão pela pandemia da Covid-19.

 

Para participar, o leitor precisa postar um vídeo de até 3 minutos e apresentar temática de incentivo à leitura, tanto na forma individual quanto em grupo produzido no seu “feed” ou “linha do tempo”, curtir o Instagram: @bibliotecas.es e marcar o vídeo com as seguintes hashtag’s: #quarentenaliterariabpes e #bibliotecasdoespiritosanto.

 

Toda manifestação literária é livre, tendo como público-alvo as crianças na faixa etária de 3 a 10 anos, na categoria infantil; de 11 a 17 anos, na categoria juvenil; e a maiores de 18 anos, na categoria adulta. É necessário que o participante tenha uma conta nas redes sociais Facebook ou Instagram.

 

Para incentivar os marataizenses a participarem da campanha a Secretaria de Turismo e Cultura de Marataízes vai disponibilizar um livro em arquivo PDF por semana, que poderá ser acessado no site e nas redes sociais oficiais da Prefeitura.


Veja outras formas criativas e que representam intervenções literárias, como por exemplo:

 

- Pais lendo para crianças;

- Bebês interagindo com a leitura e livros;

- Leitura de trecho de livro preferido;

- Dica(s) de livros;

- Resenhas literárias curtas;

- Contação de histórias;

- Leitura dramatizada;

- Leitura cantada;

- Utilização de instrumento musical ou fantoches.