Após uma série de cancelamentos de shows e festas no primeiro semestre deste ano por causa da pandemia de covid-19, o futuro das festividades e eventos para o restante de 2020 e o ano que vem ainda são incertos. O sinal de alerta foi dado por São Paulo nesta sexta-feira, dia 24. O Carnaval 2021 e a Parada LGBTQI+ não acontecerão nas datas previstas e ainda se estuda uma outra oportunidade para sua realização. No mesmo dia, foi anunciado o cancelamento do GP do Brasil de Fórmula 1. No Espírito Santo, diversos produtores capixabas continuam procurando saída para realizar os eventos em meio à pandemia do coronavírus.

 

Entre os eventos que não acontecerão mais neste ano estão o Festival da Banana e do Leite, em João Neiva; o Festival de Inverno de Domingos Martins, nas montanhas capixabas, e o Festival de Forró de Itaúnas (Fenfit), em Conceição da Barra. Todos foram adiados e não há previsão de quando voltarão a acontecer.

 

O secretário de Turismo e Cultura de João Neiva, Ricardo Nascimento, afirmou que a medida para o evento segue os decretos do governador Renato Casagrande (PSB-ES). Ela proíbe a realização de eventos que aglomerem pessoas. No entanto, ele admite que está sendo estudado uma forma de levar entretenimento aos moradores da cidade enquanto durar a pandemia.

 

Em nota, a organização do festival de forró afirmou que é “impossível” realizar o evento na data prevista, em meados de agosto. “Adiaremos o evento para uma data ainda a ser definida após consulta à comunidade forrozeira. Acreditamos até inoportuna uma data agora, sem antes termos a liberação das autoridades de saúde e o país e o mundo de volta à normalidade”, afirmou.

 

Alguns realizadores decidiram apostar no formato on-line. O Festival de Cinema de Santa Teresa está sendo realizado pelo Youtube neste ano, entre os dias 24 e 25 de julho. Já o Festival de Cinema de Vitória, a principal vitrine do audiovisual capixaba, também já anunciou que vai migrar para o mundo virtual. A princípio, está prevista uma exibição dos longas-metragens em um cinema drive-in, enquanto o restante da programação será transmitido online. A sessão será gratuita, e seguirá as normas de prevenção contra o novo coronavírus.

 

“Muitas mostras de cinema estão apostando em sessões no formato drive-in. Estamos negociando uma exibição no estacionamento do Shopping Vitória, na capital. A quantidade de sessões vai depender do orçamento que vamos conseguir levantar” explica Lucia Caus, organizadora do evento. O festival deve acontecer em novembro, ainda sem data definida.

 

A terceira edição do FestCine Pedra Azul também pode ter uma sessão drive-in. Os organizadores do evento, que está marcado para acontecer entre os dias 4 a 8 de agosto, estão em negociação com o Posto Morangão, em Domingos Martins. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do festival, informando a placa do carro.

 

Confira a situação dos principais eventos que acontecem no segundo semestre de 2020:

 

1. Festival de Itaúnas: o evento, que seria realizado em agosto, foi adiado por tempo indeterminado. No site, é possível dar sugestões de novos formatos e datas.

 

2. Festival de Inverno de Domingos Martins: a prefeitura do município divulgou, no início de julho, uma nota nas redes sociais anunciando que o festival não acontecerá mais neste ano. Não há previsão de retorno das atividades.

 

3. Festival de Cinema de Santa Teresa: a 3ª edição já está sendo realizada on-line, entre os dias 24 e 25 de julho, pelo Youtube do festival. São mostras de longas-metragens, curtas, animações e até atrações musicais por live. Consulte a programação no Instagram do evento.

 

4. Viradão Vitória: a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) informou que ainda avalia realização dos tradicionais eventos do segundo semestre, inclusive o Viradão. Segundo a pasta, a decisão sobre a realização e o melhor formato irá depender das condições objetivas de segurança da população.

 

5. Festival da Banana e do Leite: o secretário de Turismo e Cultura de João Neiva, Ricardo Nascimento, afirmou que a festa não acontecerá este ano. Está sendo estudado a possibilidade de um evento on-line, com atrações locais e nacionais.

 

6. Formemus: uma edição virtual do festival de formação em música Formemus será feita entre os dias 7 e 9 de agosto, pelo Instagram. A programação é 100% on-line, que, entre as atividades, terá os showcases. Foram selecionadas 8 bandas de todo o Brasil, mostrando a diversidade da música brasileira, além da representatividade, com participação de mulheres, negros e LGBT+, para divulgarem suas produções na conferência. É possível inscrever-se gratuitamente pelo site.

 

7. Festival de Cinema de Vitória: a 27ª edição do festival está sendo preparada para ser exibida em formato online, com filmes, debates e shows. É provável que seja feita uma exibição em formato drive-in, no estacionamento do Shopping Vitória, na capital. O festival deve acontecer em novembro, mas ainda não tem data definida.

 

8. Carretela de Santa Teresa: a reportagem procurou os organizadores da festa que acontece em Santa Teresa, mas ainda não teve retorno.

 

9. Dez Milhas Garoto: a reportagem procurou os organizadores da tradicional corrida que acontece em Vitória, mas não teve retorno.

 

10. Mov.E: entre os meses de setembro e outubro, o festival Mov.E faz sua segunda edição com mostras de filmes e pocket shows de atrações locais. Os detalhes sobre prêmios, inscrições, categorias e programação estão disponíveis no site do festival.

 

11. FestCine Pedra Azul: o festival está marcado para os dias 4 a 8 de agosto, com exibições pelas redes sociais. Há a possibilidade de uma sessão cine drive-in. Mais informações no site. 

 

12. Festa da Polenta: a reportagem procurou os organizadores da festa que acontece em Venda Nova do Imigrante, mas ainda não teve retorno.