Os vídeos dos centros culturais de Cachoeiro que participam da 14ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), já começaram a ser publicados nas redes sociais do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim (IHGCI). 

Devido à pandemia do novo coronavírus, esta edição, com o tema "Mundo Digital: Museus em Transformação", é on-line, com intuito de evitar aglomerações nos espaços culturais. 

O primeiro material divulgado, nesta semana, foi sobre o Museu Ferroviário Domingos Lage. Em seguida, foram publicados os vídeos sobre a Casa de Cultura Roberto Carlos e Arquivo Público Evandro Moreira. Ainda serão publicados os conteúdos da Casa dos Braga e da Biblioteca Pública "Major Walter dos Santos Paiva".

Produzidos pelos próprios coordenadores dos espaços culturais, os vídeos possuem duração de 5 a 10 minutos e abordam temas como: acervo, espaço físico, público alvo de visitação, adaptação à nova realidade virtual e qual contribuição a era digital traz para a realidade tradicional dos museus e centros culturais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a iniciativa é uma nova forma de destacar a importância desses espaços e de garantir acesso aos bens culturais e acervos que ajudam a contar a história da cidade.

Para assistir aos vídeos, basta acessar os perfis do IHGCI no YouTube, no Facebook e no Instagram.