A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) estará na programação dos tradicionais festejos de São Benedito, no dia 05 de dezembro, às 16 horas, com a realização da Associação das Bandas de Congo da Serra. Há quase dois séculos, as festividades são celebradas no Estado, que atualmente registra 67 grupos de congo – expressão artístico-religiosa reconhecida como Patrimônio Cultural do Espírito Santo, no ano de 2014, e herdada de povos indígenas e africanos.

  

Devido à pandemia da Covid 19, a fim de evitar aglomerações, a Oses será representada por um Quinteto de Cordas, formado pelos músicos: Lucas Azevedo e Kedma Johnson (violinos), Daniel Amaral (viola), Felipe de Luna (violoncelo) e Felipe Medeiros (contrabaixo), sob a regência do maestro Helder Trefzger, que também assina os arranjos musicais.  

Histórico 

Essa não é a primeira experiência da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo com a cultura popular. Em 2012, um espetáculo reuniu, no palco do Theatro Carlos Gomes, a Oses e as bandas de congo Amores da Lua, de Vitória; Banda de Congo do Mestre Honório, da Barra do Jucu; Banda de Congo do Mestre Tagibe, de Roda D'Água, Cariacica, e a própria Banda de Congo da Associação de Bandas de Congo da Serra.

Mais tarde, em 2018, a Oses dividiu o palco com o Grupo de Ticumbi de São Benedito, do Mestre Terto, de Conceição da Barra, em um espetáculo no Teatro Sesc Glória, em Vitória.

Para esse evento, sete músicas foram gravadas na tradicional Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede. A transmissão ocorrerá no dia 05 de dezembro e será feita pelo canal da Associação das Bandas de Congo da Serra no YouTube.

Serviço: 

Transmissão: 

Data: 05/12 (sábado)
Horário: 16 horas

Onde: YouTube da Associação das Bandas de Congo da Serra