Folha do ES
Ter, 18 de Mai
HECI

Home   Estilo     Cultura


Artista capixaba volta ao ES lançando sua primeira exposição

Artista capixaba volta ao ES lançando sua primeira exposição

  Por Raphael Gomes

  01.março.2021 às 15:32Atualizado em 01.março.2021 às 15:54

O artista da cena e visual capixaba Fernando Nicolau, que dirigiu, iluminou, cenografou e concebeu o projeto gráfico dos espetáculos: “ Capivara na luz trava” (2012), “Se eu fosse Iracema” (2016) e “Mundo Afora: Meada” (2018), está de volta ao Espírito Santo.

Após 15 anos de estudo e trabalho no Rio de Janeiro, ele retorna à cena capixaba lançando sua primeira exposição, “Descolonizar o imaginário”, em A OCA – bistrô e ateliê (Rua do Rosário, 114, Centro de Vitória). Nela serão disponibilizadas oito obras, uma retomada dos seus últimos dez anos de trabalho em arte cênica e visual.

Nicolau tem grande bagagem nos palcos pelo Brasil. Formado pela Escola de Teatro e Dança FAFI (2005), desenhou a luz para a cerimônia do Premio APTR de Teatro (2018 a 2020) e, de março e dezembro de 2019, participou como diretor e iluminador da 22ª edição do Palco Giratório (SESC), com o espetáculo “Se eu fosse Iracema”.

“Minha inquietação em arte produz estes atravessamentos de linguagens. Não imaginava e nem projetava criar e realizar uma exposição agora”, revela ele, que também é integrante do 1COMUM Coletivo.

A estreia deste novo trabalho em arte visual chega como uma grata surpresa na travessia do artista, convidado por Fabricio Costa (poeta), um dos sócios de A OCA, para construir estas oito obras inéditas. É Costa quem assina o texto curatorial da exposição: “...A poética da terra figura o sentido de cultivar, de ser e de transmutar! É essa poética que inspira quem contempla ‘Descolonizar o imaginário’, de Fernando Nicolau. Prepara-se para descolonizar olhares, regar terras áridas e povoar o imaginário de organismos vivos, renascidos de ‘mortes’ e recompostos ao sabor da vida que flui às delicias do SER tempo. Semeie e deixe brotar!”, revela o texto curatorial.


Fonte: ES Hoje

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.