A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro divulgou, nesta quarta-feira (2), o resultado do concurso literário “É apenas uma casa?”, realizado com estudantes do município em comemoração ao aniversário de 80 anos do cantor Roberto Carlos.

Alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, de oito escolas municipais, participaram da iniciativa – promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) – com textos sobre a Casa de Cultura Roberto Carlos, imóvel onde o artista morou na infância e que hoje é um dos principais espaços culturais e pontos turísticos da cidade.

Para selecionar os cinco vencedores, a comissão julgadora avaliou os textos a partir dos critérios de coerência ao tema proposto, originalidade e qualidade da escrita.

Em primeiro lugar ficou Maria Eduarda Almeida Abrantes, do 6º ano da escola “Anacleto Ramos”, no Ferroviários, seguida por Ana Clara Bento de Souza dos Anjos, do 6º ano, da escola “Luiz Marques”, no bairro Boa Vista.

O terceiro lugar foi de Bárbara Vitória Dias Siqueira, do 7º ano da escola “Galdino Theodoro da Silva”, em Jardim Itapemirim. Em quarto lugar ficou a estudante Rafaela Valeriano Destefani, do 6º ano da escola “São Vicente” e, em quinto, o aluno Ian Rodrigues da Costa, do 6º ano da “Galdino Theodoro da Silva”.

Os textos vão compor material impresso que será distribuído na Casa de Cultura Roberto Carlos, aos visitantes, e os alunos vencedores receberão placas de honra ao mérito como premiação pela conquista.

“A realização do concurso literário é de grande importância para o fortalecimento das ações culturais e para a construção da identidade do estudante enquanto cidadão desta cidade. Ficamos muito felizes com o empenho de todos e os parabenizamos pela participação”, disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“O concurso literário em torno da figura do Roberto Carlos, é uma das ações culturais que considero mais importante, porque ela se pauta no conceito da educação patrimonial, em que podemos mostrar para as novas gerações o que temos de melhor na cidade e ensinar conteúdo histórico, cultural e artístico. É surpreendente ver o resultado dos textos desde que o concurso foi lançado. Os jovens deram uma resposta muito linda”, avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Confira os vencedores
– 1º (353 pontos) – Maria Eduarda Almeida Abrantes – 6º ano – EMEB Anacleto Ramos – Professor: Edivânia Farias Siqueira

– 2º (314 pontos) – Ana Clara Bento de Souza dos Anjos – 6º ano – EMEB Luiz Marques – Professor: Simone Guedes

– 3º (303 pontos) – Bárbara Vitória Dias Siqueira – 7º ano – EMEB Galdino Theodoro – Professor: Jaqueline Silva Regine

– 4º (302 pontos) – Rafaela Valeriano Destefani – 6º ano – EMEB São Vicente – Professor: Denise Bassan Gava

– 5º (299 pontos) – Ian Rodrigues da Costa – 6º ano – EMEB Galdino Theodoro – Professor: Alcimara Ornelas Burock