Após 40 anos de jornalismo diário, o capixaba Luiz Trevisan dedicou os últimos cinco anos à produção de textos para sites, blogs, revistas, colunas de jornais e publicações diversas. Alguns desses textos, somados a alguns inéditos, fazem parte do livro “Resumo da Balada”, que teve lançamento virtual, através de um canal no YouTube. Em seu primeiro livro, o jornalista capixaba reúne 74 crônicas sobre temas variados do cotidiano.

Os textos abordam conversas triviais em elevadores, crimes digitais, celibato na igreja, delírios de vida numa ilha remota, pandemia, artes e memórias de viagens, entre muitos personagens anônimos e famosos, além de bastidores da cultura, política capixaba e jornalismo. O autor classifica o livro como “crônicas que em alguns momentos necessariamente refletem esses tempos distópicos e desafiadores, mas sem perder a esperança da prosa. Acredito que a prosa, de alguma forma, sempre possa nos explicar e nos redimir”, salienta.

O colunista Maurício Prates, do jornal A Tribuna, relatou que o “Resumo da Balada” se transformou no seu livro de cabeceira. Manoela Ferrari, no Jornal de Letras-RJ, enaltece a obra. “A forma fluída e primorosa se sobrepõe a um conteúdo que pode parecer corriqueiro, mas se engrandece pelo correr da pena do autor”. Já o jornalista e documentarista Flávio Sarlo, classifica o livro como “uma reunião de textos deliciosos, escritos com estilo e a boa técnica do new journalism”.

Com 259 páginas, “Resumo da Balada” pode ser encontrado na Amazon (e-book) e a edição física no site da editora Maré, nas livrarias Multilivros (Shopping Jardins, em Vitória) e Torre de Papel (Praia do Canto, em Vitória, ao lado da Igreja Santa Rita). O autor deve fazer lançamentos presenciais, nas próximas semanas, em Vitória e em Cachoeiro de Itapemirim, em locais e datas ainda a serem confirmadas.