Diante da baixa, porém significativa melhora da economia do Brasil, na pós-pandemia da Covid-19, o setor de franquias tem crescido no ano de 2022. Segundo dados apresentados pela Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente ao primeiro trimestre do ano, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi apresentado que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta.

De acordo com o estudo divulgado, as franquias cresceram cerca de 8,8% em faturamento no período de janeiro a março de 2022, frente ao mesmo período do ano passado. Além da crescente, esses números resultaram em uma receita que antes era de pouco mais de R$39 bilhões para agora, com exatamente R$43,380 bilhões.

Esses dados estão surgindo diretamente na prática, ou seja, muitas empresas estão aproveitando o momento para expandir a sua marca em diversas regiões no país. Seguindo este cenário, a JackSir, uma franquia que comercializa produtos de luxo da moda masculina, como roupas e acessórios, que desde de 2016 passou a levar a sua franquia para diferentes estados e cidades no território Brasileiro.

“Iniciamos nossa história em 2014, onde testamos e validamos nosso modelo de negócio em diversos shoppings com públicos distintos”. Após validação do modelo, partimos para o modelo de franquias. Para o sucesso de uma franquia, acreditamos que a principal meta a ser alcançada é que o franqueado fique satisfeito. “Para isso, a franquia deve ser rentável e gerar identificação com nosso estilo de vida e negócios, gerando valor tanto para o cliente final, como para o franqueado”, disse Gabriel Gabas, CEO da JackSir.

As franquias da JackSir se encontram em estados como São Paulo e região, Recife, Fortaleza e Belém. 

Ainda de acordo com o levantamento da ABF, as redes de franquia mantiveram seus planos de expansão. A variação no primeiro trimestre de 2022 representou um acréscimo de 2.771 operações de franchising no País, totalizando 173.770 unidades.

No primeiro trimestre deste ano foram inauguradas 4,0% operações frente a 3,3% no mesmo período do ano passado, e encerradas 2,2%, com um saldo positivo de 1,8%. Já os repasses tiveram uma leve alta, subindo de 0,5% das unidades no primeiro tri de 2021 para 0,8% em igual período de 2022.

“Contamos atualmente com 10 unidades abertas nas cidades de São Paulo, Campinas, Piracicaba, Fortaleza, Recife e Belém. Nossa meta é ter 100 franquias abertas em dois anos. Para isso pretendemos preencher estrategicamente as principais cidades do Brasil, estando presente nos melhores Shoppings, firmando o conceito JackSir”, completou.

A JackSir é uma das muitas franquias que mais estão crescendo nos últimos meses, isso porque o levantamento foi realizado referente a 12 segmentos. Na pesquisa, devido a retomado do trabalho, eventos presenciais e da maior movimentação em shopping centers e outros locais de grande circulação de pessoas após o término das restrições em combate a Covid-19, o setor de moda é um dos que apresentaram maior destaque com um aumento de 13,5%, seguido dos setores de Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,4%), Casa e Construção (9,3%), Alimentação – Foodservice (9,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição com 7%.