O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta segunda-feira que o Governo espera alcançar 3,5 mil milhões de reais (830 milhões de euros) em investimentos com o leilão de 12 aeroportos regionais do país no mês de março.

“Leilão de 12 aeroportos: mais de 3,5 mil milhões de reais em investimentos nos terminais. Composto pelos aeroportos de Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro do Norte, João Pessoa, Campina Grande, Vitória e Macaé, Cuiabá e Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em MT”, escreveu Bolsonaro, na rede social Twitter.

“Todos os leilões dos aeroportos citados estão previstos para serem realizados até março deste ano, conforme anúncio feito pela @ppinvestimentos”, acrescentou o Presidente brasileiro. Na última sexta-feira, o chefe de Estado brasileiro já havia usado as redes sociais para falar sobre o plano de privatização que pretende iniciar no país.

Bolsonaro estimou a realização de 23 leilões de concessões, incluindo aeroportos, portos, rodovias e ferrovias nos primeiros 100 dias do seu Governo. “Ao final dos 100 primeiros dias do Governo @JairBolsonaro, o @MInfraestrutura (incluindo @AviacaoGovBr e @portosdobrasil) já terá realizado 23 leilões de concessão”, escreveu o Presidente.

Além dos aeroportos, estão previstos leilões de concessão de quatro terminais portuários, da ferrovia Norte-Sul e concessões de diversas rodoviárias. Um dos projetos mais caros, cujo leilão ainda não tem data marcada, é o da Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto foi deixado pelo Governo do ex-presidente Michel Temer, e que deve ter o lance mínimo fixado em 1,2 mil milhões de reais (290 milhões de euros).

Já na área portuária, o primeiro leilão foi marcado para o dia 22 de março, quando o Governo brasileiro deve oferecer a concessão de três terminais do Porto de Cabedelo, no estado da Paraíba.