Você sabia que o Brasil é o segundo maior consumidor mundial da bebida? É o que diz a Organização Internacional do Café (OIC). A paixão do brasileiro pelo café está intrínseca na cultura do país, assim como o arroz e feijão. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), 98% dos brasileiros consomem o grão, seja dentro ou fora de casa. Ainda de acordo com a fonte, a tendência é o crescimento contínuo deste consumo, com a estimativa de evolução em 3,5% ao ano até 2021.

 

E se o consumo cresce, estabelecimentos que comercializam a bebida ganham cada vez mais território. Segundo um estudo do Euromonitor, existem 3,5 mil cafeterias no Brasil – esse número cresce para 13 mil quando contabilizados bares, lanchonetes e padarias que comercializam o "cafezinho". No franchising também há muito espaço para o setor, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF); já são 40 marcas franqueadas.

 

Para Rafael Naves, sócio-fundador da Duckbill, rede especializada em cookies e cafés artesanais, a paixão do brasileiro pela bebida sempre existirá, o que muda é a forma de consumi-lo. "Apesar do café preto simples, ainda ser a paixão do brasileiro, o público está se sofisticando, trazendo referências de fora e ficando cada vez mais exigente. Por isso, quando decidi abrir a Duckbill, além dos cookies, investi bastante em oferecer uma bebida premium", revela. A Duckbill investe no grão de forma especial e conta com um fornecedor exclusivo. A franqueadora acompanha de perto cada processo que garante matéria-prima de qualidade para a rede, desde a avaliação dos lotes das colheitas, apuração da pontuação dos grãos (baseada na Metologia de Avaliação Sensorial da SCA - Specialty Coffee Association, que avalia fragrância e aroma), até o processo de torra.