Folha do ES
Qui, 28 de Mai
Cofril 02

Home   Economia     Brasil


"A pandemia reforça a narrativa reformista e modernizadora", diz Hartung

"A pandemia reforça a narrativa reformista e modernizadora", diz  Hartung

Segundo o economista, a crise sanitária e econômica causada pelo coronavírus é o maior desafio das gerações

  Por Redação

  18.maio.2020 às 01:10Atualizado em 18.maio.2020 às 01:47

O economista e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, disse em entrevista ao Canal Livre deste domingo, 15, que a necessidade da agenda de políticas reformistas trazidas pelo governo federal e levada à frente no Congresso Nacional foi mostrada com a pandemia.

"A minha visão é que existe ambiente para seguir o caminho da modernização do nosso país, com uma boa narrativa, e a experiência da aprovação da Reforma da Previdência mostrou isso. A pandemia reforça a narrativa reformista e modernizadora", disse Hartung.

Para o ex-governador, a crise sanitária e econômica causada pela pandemia do coronavírus é o maior desafio das gerações, o que chamou de "descoordenação política". Segundo ele, o exercício de liderança e a falta de diálogo entre os poderes e os governos estaduais e municipais estão piorando a situação.

"Nós vivemos recentemente com uma crise pesada em 2008 no mundo, que começou com o estouro da bolha do mercado americano, mas nada similar ao que estamos vivendo atualmente. A fragilidade da crise com PIB fraco, desemprego alto, endividamento dos mais relevantes dos países em desenvolvimento se somam a uma descoordenação política", pontuou.

Paulo Hartung afirmou que exemplos pelo mundo mostram que é possível superar o momento de instabilidade econômica e resolver o problema emergencial de salvar vidas e manter empregos.

O economista disse também que as reformas podem fazer com que a máquina pública, que consome 33% do que é produzido, seja mais enxuta e eficiente, para que o dinheiro público seja usado para sanar problemas sociais: "A pandemia descortina a desigualdade social no Brasil e carências que deveriam ter sido superadas há muitos anos", frisou.


Fonte: Band - Canal Livre

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.