Com a adoção das novas placas do Mercosul em circulação no Espírito Santo desde 3 de dezembro, despachantes de veículos relatam problemas para realizar os emplacamentos. O motivo é a dificuldade de emitir a documentação, pois, segundo eles, o que era feito pela categoria passou a ser função de um estampador, ou seja, fabricante de veículos.

 

O despachante Vinicius Matias disse que a nova medida gera problemas para os responsáveis, uma vez que eles não terão mais o documento de transferência ou primeiro emplacamento. “Sem a documentação do carro, as revendas e concessionárias não conseguem fazer o investimento com os veículos, e o estado não consegue gerar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, conta.

 

Matias garante que a mudança vai causar prejuízos à população. “Vai atrapalhar na mobilidade urbana. A população precisará se deslocar até um fabricante de veículos para fazer o emplacamento. Em consequência, haverá mais filas nestes locais”, afirma o despachante.

 

Os despachantes representam cerca de 80% dos documentos feitos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Vinicius alerta que, com a mudança da forma de como será produzido o emplacamento, fica inviável para os profissionais. “No modelo antigo, nós fazíamos o emplacamento. Agora, eu, que fazia isso de 15 a 20 veículos por dia, mesmo com a vistoria, cadastrado no sistema do Detran, preciso levá-los aos estampadores. Sem contar na contratação de mais funcionários para me ajudar. Eu não dou conta”, criticou.

 

Sistema anterior

 

Ele ainda desabafa que o antigo sistema de emplacamento era melhor para o despachante e mais rígido. “No modelo antigo de emplacamento, nós solicitávamos as placas para instalação. Com o modelo atual, ela pode ser instalada em qualquer lugar, pois possuem QR code”, conclui o despachante Vinicius Matias.

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para que os estados possam fazer mudança. Com a atualização, não será mais necessário ter o brasão do município e a bandeira do estado onde o veículo foi emplacado e os estados têm até o dia 31 deste mês para fazer a troca das placas.