Retomando um tema caro ao setor produtivo capixaba nos últimos anos, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou que terá uma audiência com o governador Renato Casagrande (PSB) para cobrar celeridade do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente na apreciação dos processos de licenciamento ambiental de empresas com projetos novos de instalação e mesmo de ampliação de atividades no Espírito Santo.

 

O anúncio foi feito durante a participação do parlamentar na solenidade realizada no Palácio Anchieta, na tarde de quinta-feira (17), quando Enivaldo dos Anjos assinou como testemunha no memorando de entendimento entre o Governo do Estado e a Petrocity para instalação do Complexo Portuário de São Mateus.

 

“A lentidão de um setor público não pode entravar o desenvolvimento do Estado. Projetos econômicos de geração de emprego e renda, e de receita para a própria Fazenda Estadual, estão ficando travados na burocracia. Esse foi o tema mais debatido por nós na Comissão Especial de Rochas na Assembleia nesses quatro anos e apareceu também na CPI da Sonegação, tanto que em nosso relatório aventamos a possibilidade de uma comissão inquérito para apurar o que existe por trás dessa lentidão”, disse Enivaldo.

 

PORTO

 

Enivaldo acrescentou que não gostaria de ver o projeto do Complexo Portuário de São Mateus e da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que é fará a ligação do porto com Sete Lagoas, em Minas Gerais, entravado no IEMA. 

 

Na solenidade no Anchieta, além do memorando de entendimento entre o Governo e a Petrocity, foram assinados os contratos entre a Petrocity e as empresas parceiras na construção do porto – entre elas, a Odebrecht, que foi representada pelo seu diretor de Infraestrutura no Brasil, José Eduardo de Sousa Quintela, e vai ficar responsável pela maior parte das obras, numa contratação de R$ 2,1 bilhões.

 

José Roberto Barbosa da Silva, presidente da Petrocity, fez uma exposição da nova formatação do projeto do complexo portuário e relatou que o único detalhe que falta para  o início das obras é a licença ambiental. No evento, um representante do Abu Dabi Founder Development leu uma carta em que o fundo, de Dubai, se compromete a investir os recursos necessários ao investimento. O Fundo responderá por 85% do custo da obra do porto.

Govrnador Renato Casagrande e solenidade ontem no Palácio Anchieta no lançamento do Porto em São Mateus

“São 800 milhões de dólares (aproximadamente, R$ 2,9 bilhões) de investimento do Fundo de Abu Dabi. Temos uma reserva técnica de 40% das ações do empreendimento para lançar no futuro no mercado”, disse o presidente da Petrocity, José Roberto.