A ExpoSul Rural 2019, realizada de quarta (10) a domingo (14), no Parque de Exposições de Cachoeiro, proporcionou movimentação de aproximadamente R$ 25 milhões em negócios. O valor inclui negociações fechadas durante o evento e comercializações prospectadas, superando em 80% a expectativa inicial da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município, organizadores da feira.

 

As mais de 100 horas de capacitações contaram com 3 mil participantes, em atividades que incluíram desde minicursos de culinária e artesanato até palestra sobre mastite, um problema muito comum que afeta a produção de leite.

 

Exposição Agropecuária

 

Um dos principais destaques, a Exposição Agropecuária contou com exposição de gado leiteiro (Girolando, Holandês e Gir) e de gado corte (Nelore, Guzerá, Brahman, Simental e Senepol), leilão de bovinos, feira de novilhas e de touros e exposição e leilão de ovinos e caprinos. No total, foram 700 bovinos e 60 ovinos e caprinos.

 

As provas equestres (Laço Campista, Três Tambores e Copa de Marcha) tiveram 350 competidores em diversas categorias, havendo distribuição de prêmios no total de R$ 14.160 em dinheiro e, ainda, 15 bezerras da raça Nelore.

 

Satisfação

 

A Ouvidoria Geral de Cachoeiro realizou uma pesquisa de satisfação com expositores e visitantes da ExpoSul. De acordo com o órgão, das 470 pessoas ouvidas, 350 consideraram que o evento atendeu as expectativas e 66, que superou.

 

“A cada ano, a ExpoSul Rural tem crescido cada vez mais, e hoje já podemos dizer que se consolidou como o maior evento do setor agro do Espírito Santo. Isso mostra o quão forte é o agronegócio do sul do estado e quanto ele ainda pode se desenvolver”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.