O Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Central Sul foi instalado nesta quinta-feira (16). 

O prefeito de Cachoeiro-ES,  Victor Coelho, e o prefeito de Vargem Alta, João Altoé, vão desempenhar as funções de presidente e vice-presidente do conselho, respectivamente. 

A criação da entidade é uma ação integradora do Plano Regional de Desenvolvimento lançado pelo Governo do Estado em abril deste ano. 


No encontro foram definidos os membros que formarão o Conselho Regional, composto por representantes das prefeituras, Poder Legislativo, setor produtivo, entidades locais e das organizações da sociedade civil.


O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, destacou a "sensibilidade do governador Renato Casagrande em dar luz ao tema do Desenvolvimento Regional”.

"Isso mostra a visão empreendedora que o governador tem. Tenho certeza que a partir desta reunião teremos um planejamento regional muito bem feito e este nosso sonho se tornará realidade: nossas potencialidades desenvolvidas ao máximo e pensadas de modo regional. Com este projeto, vamos pensar os problemas crônicos da nossa região e desenvolvê-la cada vez mais", disse o prefeito.

Atribuições


Caberá ao Conselho da Microrregião Central Sul a formulação de um Plano Regional que será elaborado em parceria com instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas. Através deste instrumento será realizado um diagnóstico territorial, com a definição de estratégias e programas específicos que apontem os melhores projetos de desenvolvimento que poderão ser executados em benefício conjunto da microrregião.

Os municípios contemplados pelos conselhos da Microrregião Central Sul são: Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta