Mais de cinco mil empregos diretos devem ser gerados no Norte do Espírito Santo, com a criação de dois novos portos que estão previstos. Esse número se refere  tanto da fase de instalação como a de operação de complexos portuários.

 

Além da inauguração desses novos portos, o desenvolvimento do comércio nessa região também deve aquecer a economia.

 

Um dos portos que deve ser instalado é o anunciado pela Petrocity Portos, o Centro Portuário de São Mateus (CPSM), que será instalado em Urussuquara, em Barra Nova, distrito do município. Contudo, a empresa ainda não fez nenhum anúncio a respeito de início das obras.

 

Já o Porto de Imetame, que foi anunciado pela Imetame Metalmecânica, ganhará sua sede na ES-010, em Barra do Riacho, Aracruz. Esse tem a expectativa de início da construção entre o final de 2019 e o primeiro trimestre de 2020.

 

Porto de São Mateus

 

A maior característica desse novo porto é que será um complexo multimodal, atendendo vários tipos de embarcações e cargas. O investimento do projeto será de R$ 3,1 bilhões.

 

A construção irá atender embarcações de contêineres de carga, rochas, celulose, veículos e mais. Além disso, usará de forma intensa a cabotagem, que é uma técnica na qual os produtos são movimentados em pequenas distâncias. Outra vantagem do local é que irá suprir um vácuo que existe entre Vitória e Ilhéus, sendo o único porto na localidade.

 

Imetame

 

Já o porto de Aracruz irá contar com foco, principalmente, na movimentação de contêineres e cargas gerais e, além disso, deve atender a operação offshore. Segundo a empresa que anunciou as obras, o projeto encontra-se na fase final de aprovação.