Moradores da comunidade rural de Banca de Areia, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro, tiveram a oportunidade de participar de um curso gratuito de panificação, realizado de segunda (2) até esta quarta-feira (4).

Promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em uma agroindústria da localidade, o curso foi ministrado pela gastrônoma e instrutora do Senar, Jane Meneguelli Peixoto, que ensinou receitas e técnicas de produção de biscoitos, pães, pizzas e massas em geral aos participantes. Todos receberam certificados.

Com o que aprendeu na capacitação, a lavradora Elisângela da Almeida deseja iniciar uma nova atividade para aumentar seu faturamento.

“Comecei o curso com a intenção de ampliar minha renda. Eu já trabalho com venda aqui no interior, então, resolvi participar porque pretendo vender pães, biscoitos, tudo o que foi ensinado. Foi maravilhoso participar, aprendi bastante. Estou muito animada para trabalhar com isso”, disse.

O secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão, ressalta que o curso é mais uma ação realizada pela administração municipal com o objetivo de estimular a industrialização caseira de alimentos, como forma de agregar valor à produção primária, nas comunidades rurais.

“Com isso, estamos criando mecanismos de contenção do êxodo rural, gerando novos postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida no interior do município”, frisou.