Após sofrer com a maior enchente de sua história, a Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, contabiliza os prejuízos. Segundo informações da pasta, esse montante pode ultrapassar os R$ 22 milhões, se somarmos os empreendimentos públicos destruídos, as casas dos moradores além dos alugueis sociais e auxílios imediatos para os desalojados.

 

“Quando tem o desastre, temos 15 dias para prestar as informações e fazer os requerimentos para a legalização dos decretos de emergência e o de calamidade pública. Aqui, em Vargem Alta, conseguimos fazer isso com mais agilidade devido ao rápido empenho do Governo do Estado, que logo decretou para todos os municípios afetados”, afirma o secretário municipal de Finanças, Frederico Rodrigues Silva.

 

Frederico explica ainda todas as etapas que o Executivo terá que cumprir para buscar os recursos.

 

“Temos de preencher o Formulário de Informação do Desastre, o FIDE, e ele exige três fases para podermos receber as verbas do Governo. Já estamos na fase dois, que é uma de médio prazo, a qual compreende quantificar a quantidade de desalojados, aluguéis sociais e emergências que precisam ser realizadas para depois, na terceira fase, que é a fase de restabelecimento, conseguirmos as transferências de dinheiro”, finaliza.