O secretário da Fazenda do ES, Rogélio Pegoretti, em contraponto ao gráfico divulgado sobre queda do ES, explica queda no indicador econômico do BC.

 

Ele diz que a pujança econômica do ES continua na crescente, sendo o quinto da federação na arrecadação de ICMS, com aumento de 12,12% em 2019.

 

A queda divulgada pelo Banco Central decorre das dificuldades das três  maiores exportadoras do ES, como a Vale. Pegoretti afirma que a queda negociada dos Commodities dessas empresas não não significa estagnação ou queda da pujança econômica dos segmentos em geral.


O Espírito Santo possui extensão territorial de 46.098,571 quilômetros quadrados, divididos em 78 municípios. Conforme contagem populacional, realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado totaliza 3.514.952 habitantes.

Localizado na Região Sudeste, principal responsável pela economia nacional (respondendo por 56,4% do PIB do país), o Espírito Santo contribuiu, em 2008, com 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito estadual, essa participação foi de 4%. Tal média é a menor entre os estados do Sudeste.

A composição do PIB do Espírito Santo é a seguinte:

 

- Agropecuária: 9,3%


- Indústria: 34,5%


- Serviços: 56,3%