O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou um conjunto de indicações ao Governo do Estado para estruturação de medidas que deem suporte financeiro para estudantes, pequenos e micro empresários, produtores rurais de pequeno porte e às famílias de baixa renda para amenizarem os prejuízos e superarem os impactos causados pela pandemia de coronavírus.

"Nossa equipe de gabinete está trabalhando em home office e recebemos diversas demandas por nossos canais de comunicação. Os prejuízos já são evidentes e a tendência é de piora da situação. O Governo tem liderado um processo importante para amenizar os impactos sociais e econômicos do coronavírus. Apresentamos propostas que irão colaborar e ampliar o apoio para uma parcela maior da sociedade, que precisa de suporte governamental quando as crises são severas e comprometem, significativamente, a renda das pessoas", destaca Majeski.

Para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública, Majeski indica isenção da cobrança de energia elétrica.

 

Novo crédito e renegociação de dívida no Bandes e Banestes

 

Para os estudantes, que cursam graduação em instituições particulares, a proposta é a criação de linha de crédito no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e no Banestes, com a possibilidade de financiamento de até 100% da mensalidade escolar, tendo a taxa de juros indexada em 1% ao ano e o prazo de pagamento de dois anos, após a conclusão do curso.

 

Ainda com as estruturas dos dois bancos públicos capixabas, Majeski apresenta indicação para a abertura de linhas de crédito, com juros reduzidos, para os pequenos produtores rurais atingidos pelos impactos da crise da Covid-19.

 

Responsáveis por produzir aproximadamente 80% dos alimentos que chegam às mesas dos capixabas, os produtores rurais de base familiar também poderão receber benefícios para a quitação dos débitos já existentes nas duas instituições.

 

A indicação do deputado Majeski, ao Governo do Estado, apresenta proposta para renegociação das dívidas dos pequenos produtores rurais e das micro e pequenas empresas, com a postergação dos pagamentos dos empréstimos já contraídos no Bandes e no Banestes.

 

"Apresentamos ainda indicação para que o Bandes crie canal de atendimento virtual para concessão de crédito. As limitações impostas para o atendimento presencial, devido à pandemia, dificultam o acesso", completa Majeski.