Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, alguns setores econômicos no Espírito Santo apresentaram variação positiva no faturamento de março a 15 de maio de 2020, quando comparado ao mesmo período de 2019.

Os dados estão presentes na edição número 4 do Boletim da Receita Estadual: Impactos econômicos da covid-19, disponibilizado publicamente no site da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e desenvolvidos por Auditores Fiscais da Receita Estadual )

O setor que apresentou maior alavancagem no faturamento no período citado foi o de hortifrutigranjeiros, que teve alta de 29,4%, seguido por Transporte (+ 28,2%), Minimercados (+26,6%) e Carnes e Pescados (+26,4%).

Outros setores que registraram aumento no faturamento de março as 15 de maio de 2020 foram o de Bebidas (+20,9%), Alimentos (+20,1%), Supermercados (+18%), Produtos Farmacêuticos (+14,7%), Insumos Agropecuários (+10,3%) e Panificação (+9,4%).

Todavia, outros segmentos registram impactos negativos em seu faturamento, conforme destaca o Boletim ao comparar a emissão de NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) com o mesmo período de 2019.

Os mais impactados foram Calçados (-63,8%), Joias e Relógios (-62,2%) e Vestuário (-58,2%). Também apresentaram queda Artigos de Ótica (-54,1%), Material Esportivo (-46,2%), Restaurantes (-43,7%), Cama, Mesa e Banho (-39,9%), Cosméticos (-38,5%), Móveis (-30,5%) e Combustíveis (-21,5%).

"Os dados identificados pelos Auditores Fiscais com base nos documentos fiscais eletrônicos confirmam a previsão de elevação do faturamento, durante a pandemia, dos setores de consumo essenciais como alimentação, bebidas e medicamentos", comenta o Auditor Fiscal e Diretor do Sindifiscal (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual), Geraldo José Pinheiro.

"Contrariamente, em setores em que o consumo pode ser adiado, foi constatada redução substancial no faturamento, em especial no caso dos combustíveis, diretamente afetados pelas regras de distanciamento social que impõem diminuição da circulação de veículos", argumenta Pinheiro.

Ainda segundo o Auditor, a arrecadação de tributos estaduais no mês de maio/2020 apresentou queda em torno de 30%, (números que serão confirmados nesta semana), contemplando assim os fatos geradores ocorridos no mês de abril - período integralmente afetado pelas regras de isolamento social e permissão de funcionamento exclusivamente de atividades essenciais.