Os moradores em situação de rua receberão um auxílio de R$ 983.872,60 repassados pelo Governo do Estado aos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e Vila Velha.

 

Os recursos serão destinados para garantir à população em situação de rua alimentação, atendimento psicossocial, encaminhamentos para rede municipal, reinserção familiar e auxílio para aumento da equipe, além de espaços de higienização pessoal (banheiros com chuveiros e vasos sanitários) e espaços de higienização coletiva (tanques com torneiras e máquinas para lavagem de roupas). A ação está inserida no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

 

“Em uma crise como a que estamos vivendo, a concentração de riqueza avança, pois quem tem estrutura acaba conseguindo adquirir bens e manter a renda, enquanto milhares de pessoas empobrecem ainda mais. É nesse momento que temos de mostrar o papel da máquina pública para diminuir essa desigualdade. Tomamos várias medidas, como a oferta de crédito, além do repasse para a assistência social dos municípios para a compra de cestas básicas, kits de higiene e outros materiais necessários às famílias”, afirmou o governador.

 

Ao ser questionado, Casagrande lamentou o assassinato de um morador de rua em Vitória no último domingo (5). “Queria deixar aqui o meu repúdio ao ato de tirar a vida de um morador de rua com a atrocidade que vimos. Mostra que uma parte da sociedade está doente”.

 

Essas cidades também se comprometeram em ampliar o atendimento a moradores em situação de rua até às 21 horas, que normalmente iam até às 18 horas, agora também garantirão a alimentação noturna.

 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que o isolamento de pessoas em situação de rua sintomáticas também será feito por esses municípios em um período de sete a quatorze dias. Ela acrescentou que outros cuidados serão oferecidos a essa população, mesmo quando não apresentando sintomas.

 

A ação é válida pelo decreto nº 634-S, de 26 de maio de 2020, que abre um crédito suplementar em favor da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) no valor de R$ 983.872,60 que será repassado para execução dos planos de trabalho apresentados pelos três municípios.