A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (6) um reajuste médio de 8,02% para as tarifas de energia da Espírito Santo Distribuição de Energia (EDP-ES). A tarifa para os consumidores residenciais subirá 5,85%, em média. Já a tarifa das indústrias subirá 10,32%, também na média.

 

O reajuste começa a valer nesta sexta-feira (7). A empresa atende 1,6 milhão de unidades consumidoras em 70 municípios do Espírito Santo.

 

Segundo a Aneel, o reajuste seria maior sem o empréstimo bancário feito para socorrer o setor elétrico. A agência informou que a operação evitou um aumento extra de 6,64% nas contas de energia do Espírito Santo.

 

No total, serão transferidos R$ 14,8 bilhões às distribuidoras de energia por meio do empréstimo. O valor será pago com recursos que virão de um encargo a ser cobrado nas contas de luz a partir do próximo ano.

 

Na prática, o empréstimo antecipou às distribuidoras valores extras que seriam pagos pelos consumidores nas contas de luz de 2020, entre eles o custo do adiamento dos reajustes tarifários do primeiro semestre de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.