A partir da próxima segunda-feira (07), bares, restaurantes, shoppings e o comércio vão poder voltar a funcionar em horário normal em Vitória e na Serra. Os municípios entraram em risco verde da covid-19 no novo mapa de risco apresentado pelo governador Renato Casagrande na tarde desta sexta-feira (04). A liberação ocorre mais de cinco meses depois do início das restrições. O funcionamento do  comércio, bares e restaurantes teve funcionamento alterado e até interrompido no dia 20 de março devido à pandemia da covid-19.

Em risco verde, os restaurantes e bares podem funcionar à noite todos os dias da semana e o comércio em horário normal, mas mantendo as medidas de segurança como distanciamento social e também o uso de máscaras. Os shoppings, galerias e centros comerciais têm que funcionar com metade da ocupação. Atividades esportivas aeróbicas coletivas em locais abertos também ficam liberadas. As medidas valem de segunda (07) até o próximo domingo (13). No total, são 28 municípios em risco baixo, na semana passada eram 25.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, Vitória e Serra melhoraram a situação nos fatores analisados para compor o mapa de risco. Vitória apresentou 251 casos ativos nos últimos 28 dias e a serra 344 casos ativos. “Isso deixa os municípios em situação de nível leve em casos ativos”, afirma.

Já em relação à média móvel dos últimos 14 dias, Vitória teve média móvel de 0,79 que significa 11 óbitos no últimos 14 dias. E a Serra está com 1,14 de média móvel, o que significa que ocorreram 16 óbitos nos últimos 14 dias. “O número de óbitos deixa os municípios em nível de ameaça moderado e o somatório dos coeficientes leva os municípios a uma situação de risco leve”, explicou Cerqueira.

O governador Renato Casagrande pediu para que mesmo com o risco leve, se mantenha o distanciamento social. “Risco baixo não é ausência de risco. Estamos perdendo em média 13 pessoas por dia. Estamos conseguindo avançar, mas se não tivermos cuidado vamos retroceder. Então nós estamos pedindo muita disciplina e cuidado, mantendo distanciamento”, afirmou o governador.