A Chocolates Garoto anunciou o plano de investimentos de cerca de R$ 200 milhões em suas operações no Espírito Santo para 2020 e 2021.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) em evento virtual com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). A ocasião também foi uma comemoração ao aniversário de Vitória.

De acordo com a empresa, os investimentos anunciados serão direcionados para frentes que vão desde o lançamento de novos itens de portfólio, até a modernização e ampliação da unidade da companhia em Vila Velha.

A planta local vai receber um novo prédio para abrigar duas novas linhas de produção. Uma delas será dedicada à fabricação da caixa de bombons da marca e outra linha para produção de itens para acondicionar os chocolates em embalagens para varejo. Com o início dessas operações, previsto para o primeiro semestre de 2021, serão gerados 70 novos postos de trabalho.

Ainda de acordo com a empresa, o novo prédio da unidade foi construído seguindo vários critérios de sustentabilidade. Nessa frente, a Garoto anunciou que 100% do resíduo gerado pela fábrica é reutilizado.

Em 2021, a marca vai reduzir 69 toneladas de materiais de embalagens que são recicláveis, mas não têm cadeia de reciclagem no Brasil atualmente. Até 2024, esse montante deve chegar a 500 toneladas.

Os investimentos também estão destinados para a modernização da unidade de Vila Velha, para torná-la mais digital e conectada. Parte dos investimentos serão aplicados, ainda, no desenvolvimento de profissionais da companhia. Hoje, a Garoto emprega mais de 1.370 colaboradores e conta com mais de 42 linhas de produção.

"Hoje temos orgulho de dizer que trouxemos para a Garoto o que existe de melhor e mais moderno em tecnologia no mundo para produzir chocolates. Para as novas linhas que vamos inaugurar em 2021, por exemplo, vamos trazer tecnologias inéditas para fábricas de chocolate na América Latina, com uso de internet das coisas e big data para monitoramento e manutenção das operações. Foi um projeto totalmente concebido com esse conceito de transformação digital desde o princípio. E vamos usar isso para gerar desenvolvimento para o Espírito Santo e para o Brasil ", apontou o vice-presidente de Chocolates da Nestlé e Garoto, Liberato Milo.

O evento também contou com as presenças do secretário de Governo, Tyago Hoffmann; do secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneip; do secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto; da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini; do presidente do Espírito Santo em Ação, Fábio Brasileiro e do vice-presidente da Fibrasa, Léo Castro.