Inovação. Assim o deputado federal, vice-líder do governo na Câmara e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Evair de Melo (PP), pode definir o final da tarde desta quinta-feira (17). Após reunião com a ministra de Agricultura, Tereza Cristina, o parlamentar conseguiu a autorização para funcionalidade do laboratório de leite, de responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES).

Será publicado nesta sexta-feira (18), a portaria credenciando e licenciando o laboratório de leite. "Uma vitória depois de quase 12 anos de trabalho. É preciso parabenizar todos os envolvidos, mas, principalmente a equipe técnica do IDAF que superaram todos os entraves técnicos e burocráticos e agora colocam o Espírito Santo na vanguarda de análise de leite do Brasil. Essa é uma conquista muito importante para o nosso Estado e principalmente para os produtores, nossas cooperativas e empresas", declarou o deputado federal, Evair de Melo.  

O Laboratório de Leite irá prestar serviços de análise de amostras de leite cru para indústrias, cooperativas e produtores rurais. Essas análises permitem obter informações sobre a qualidade do leite e as condições do rebanho em relação a sanidade, nutrição, reprodução e genética, entre outros aspectos.

"Estou muito feliz em estar junto ao amigo e deputado federal, Evair de Melo, para dar está ótima notícia para todos os capixabas, que agora possuem um GDLAB autorizado pelo Ministério de Agricultura, um laboratório credenciado para fazer todas as análises de leite. Amanhã a autorização estará publicada e o Espírito Santo poderá realizar suas análises", relatou a ministra de Agricultura, Tereza Cristina.

IDAF

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) é uma autarquia do governo estadual, vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O órgão é responsável pela execução da política cartográfica e agrária no que se refere às terras públicas e pela defesa sanitária das atividades agropecuárias e florestais no território do Espírito Santo. Cabe também ao Instituto a coordenação da Unidade Técnica Estadual (UTE), que executa no Estado o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).