Na próxima segunda-feira (05) terá início em todo o Brasil o processo de cadastro das chaves Pix, o serviço de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central. No Banestes, todos os clientes terão 100% de gratuidade em todas as transações via Pix, tanto clientes pessoas físicas (PF) quanto jurídicas (PJ).

"O Banestes está em avançado processo de adequações tecnológicas para o início das transações via Pix, para todos os clientes do banco. O Pix será mais uma solução ágil e completa para os clientes do Banestes, com o adicional do benefício da gratuidade tanto para PF quanto para PJ", destaca o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

Para cadastrar, o cliente deverá acessar um dos canais digitais do Banestes: Aplicativo Banestes ou Aplicativo Banestes Cartões. Ao acessar, um banner informativo será automaticamente exibido, com o convite para o cadastro e direcionamento para mais informações. Em breve, o serviço de cadastro também estará disponível no Banestes Internet Banking.

Além disso, o cliente Banestes poderá clicar diretamente no botão Pix, que, em breve, estará disponível nos canais eletrônicos citados. Ao clicar, irá encontrar a opção "cadastrar chave".

O processo é realizado em poucos minutos ou, até mesmo, em apenas alguns segundos. Como medida de segurança, haverá uma etapa de confirmação de cadastro, por meio do e-mail ou telefone cadastrado, com informação de código verificador. Clientes Pessoa Física poderão cadastrar até cinco chaves e clientes Pessoa Jurídica poderão cadastrar até vinte chaves por conta.

Após a etapa de cadastro das chaves, o Pix estará disponível a partir de novembro para todos os clientes do Banestes, sem cobrança de tarifa. As transações são realizadas em até 10 segundos, com serviço disponível 24 horas durante os sete dias da semana.

As transferências Pix caem direto na conta do recebedor com poucos cliques, de forma rápida e com toda a segurança do Banestes. Por isso, o Pix aparece como uma excelente alternativa aos tradicionais serviços de TED (Transferência Eletrônica Financeira) e DOC (Documento de Ordem de Crédito), que, em geral, possuem tarifas vinculadas às transações.

Todos os clientes do Banestes terão as funcionalidades do Pix disponíveis para uso, nos aplicativos do Banco, no Banestes Internet Banking e também por meio da criação de Qr Codes individuais.

Para obter informações completas sobre o Pix Banestes, acesse https://www.banestes.com.br/pix-banestes/.


Sobre a chave Pix

A chave Pix é um "apelido" que poderá ser utilizado em substituição às informações de código do banco, agência e conta bancária, para realizar ou receber pagamentos e transferências financeiras.

Ou seja, a chave Pix torna o processo mais ágil, pois passará a ser necessário informar apenas um único dado para a transação. Poderão ser utilizados como chave Pix os números de CPF ou CNPJ do cliente, número de telefone, e-mail ou, ainda, poderá ser cadastrada uma chave aleatória (chave alfanumérica gerada pelo Banco Central).

Todos poderão cadastrar uma ou mais chaves Pix e informá-las ao pagador para receber pagamentos e transferências diretamente na sua conta, em poucos segundos.