O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) divulgou nesta quarta-feira (21) o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES). Com o resultado, o indicador ampliou 0,8 ponto entre setembro e outubro de 2020 e alcançou 61,3 pontos.

Ao crescer pelo quinto mês consecutivo, o indicador sinaliza uma tendência de aumento da confiança dos empresários industriais capixabas, após a forte queda observada no mês de abril (35,2 pontos), influenciada pelos desdobramentos da pandemia de Covid-19.

O aumento do ICEI em outubro decorreu do crescimento de 2,5 pontos do índice de condições atuais, o que mostra uma melhor percepção dos empresários em relação às condições para negócios. Além disso, os industrias capixabas demonstraram percepção de melhora com a economia brasileira e capixaba pela primeira vez desde março.

A presidente da Findes, Cris Samorini, destaca sobre a importância do retorno gradual das atividades econômicas.

“O ICEI sinalizou mais uma vez o clima de otimismo para o industrial capixaba. Além disso, vários investimentos estão saindo do papel. Temos tido boas notícias. A Suzano já começou o treinamento de funcionários para iniciar as operações de sua fábrica de papel em Cachoeiro, uma capacitação feita em parceria com o Senai. Vila Velha fez a PPP de iluminação pública e o grupo vai investir R$ 110 milhões. Na PPP de Cariacica, para saneamento, a empresa vencedora investirá R$ 180 milhões somente nos primeiros 5 anos de contrato. Estivemos na WEG nesta semana, em Linhares, e o grupo acaba de anunciar aumento de 54% no lucro líquido no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Cris Samorini.

O índice de expectativas para os próximos seis meses mostrou estabilidade na passagem de setembro (64,2 pontos) para outubro (64,1 pontos) de 2020, se mantendo no maior patamar de otimismo desde o início da pandemia de Covid-19 em março de 2020.

“Ao atingir 61,3 pontos em outubro, o Indicador de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou sua quinta alta consecutiva desde o início da pandemia. O que chama a atenção nesse resultado é a melhora em todos os componentes do indicador de condições atuais de negócios. Pela primeira vez, desde o começo da pandemia, o industrial capixaba percebeu uma melhoria conjunta em relação à economia brasileira, à economia capixaba e à própria empresa. Esse resultado, mostra que para o empresário industrial do Espírito Santo o cenário atualmente percebido já é bastante distinto daquele observado nos primeiros meses da pandemia, essa percepção de melhora é crucial à execução de investimentos. O Espírito Santo tem todas as condições para sair na frente no que se refere à retomada das atividades econômicas.”, disse o economista-chefe da Findes e Diretor Executivo do Ideies, Marcelo Saintive.