A pandemia de coronavírus e alta no preços de alimentos têm provocado mudanças nas refeições dos brasileiros e feito as famílias das classes mais baixas trocarem a carne por proteínas e comidas mais baratas como salsicha, linguiça, hambúrguer, pão com presunto, sopa e mingau. É o que revela estudo divulgado nesta sexta-feira (11) pela consultoria Kantar, líder global em dados.

O levantamento mostra que o impacto da inflação alterou tanto o cardápio como o preparo de refeições dentro e fora e casa.

A disparada nos preços das carnes, por exemplo, tornou a presuntaria a proteína da vez, com um ganho de mais de 6,2 milhões de novos lares compradores entre março de 2020 e o mesmo mês deste ano.

Outros saltos expressivos no período de 1 ano foram observados no consumo hambúrguer (3,1 milhões de novos lares), linguiças (2,7 milhões) e pão industrial (3,6 milhões) e maionese (2,2 milhões).

 

"Por conta do aumento de preço das proteínas, o consumidor trocou por opções processadas, embutidas e até congeladas, que tenham preço mais acessível", destacou Luisa Teruya, coordenadora de marketing da divisão Worldpanel da Kantar.

Mais lanches e marmitas

 

De acordo com a Kantar, as mudanças no cardápio das refeições também reflete o maior consumo de lanches e de preparo de marmitas como estratégia para diminuição dos gastos fora de casa entre os consumidores de classes mais baixas, mostrando que a necessidade de "fazer caber no bolso".

Além da substituição de proteínas, foi observado uma maior frequência do consumo de caldos, tapioca, pipoca e mingau. De acordo com a Kantar, a quantidade de ocasiões da presença de mingau nas refeições das famílias cresceu 29% na comparação com o 4º trimestre do ano passado, enquanto que a de carnes vermelhas caiu 11%.

 

"O mingau foi o 8º prato que mais cresceu o consumo dentro de casa. E uma coisa interessante é que ele não cresce só numa ocasião de café da manhã. Está entrando no jantar, no lanche da manhã, na ceia e tem pessoas levando o mingau como marmita também. É uma opção para sustentar, mas que tem um custo mais acessível", explica a coordenadora da Kantar.

 

Segundo o levantamento, as ocasiões de consumo de mingau aumentaram principalmente no jantar (+8 pontos de penetração) e lanche da manhã (+3,9 pontos). Na ceia e marmitas, a alta foi de 2,8 pontos e 1,9 pontos, respectivamente.

 

Veja a seguir os produtos que tiveram o maior aumento na frequência de consumo:

 

  1. Caldos e sopas
  2. Peixe
  3. Hambúrguer
  4. Carne de sol/seca
  5. Salsicha
  6. Pipoca
  7. Tapioca
  8. Mingau