Conforme o 59° Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo, Cachoeiro retorna ao grau de risco alto, de segunda-feira (14) a domingo (20). Confira como funcionam as atividades econômicas.

Atividades essenciais

Não há restrições de horários para atividades consideradas essenciais, como supermercados e padarias (aos domingos e feriados, farmácias funcionam conforme plantão estabelecido pela Vigilância Sanitária).

Comércio de rua

O comércio de rua pode abrir das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.

Shoppings e centros comerciais

Shopping centers, galerias e centros comerciais podem funcionar de segunda a sábado, por 8 horas diárias, com atendimento presencial até 20h. Mas, aos sábados, as praças de alimentação podem atender de forma presencial apenas até as 16h.

Alimentação

Restaurantes, pizzarias, casas de lanche noturnas e similares podem funcionar com atendimento presencial de segunda a sexta, das 11h às 21h – último pedido às 20h30 – e aos sábados, das 10h às 16h. Lanchonetes estão autorizadas a abrir de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Bares não podem funcionar com atendimento presencial. Todos os estabelecimentos podem funcionar com delivery, sem restrição de horários.

Academias

Academias de esporte com área igual ou superior a 300 m² devem respeitar o limite máximo de 20 alunos por horário de agendamento. Ficam permitidas as atividades não aeróbicas de baixo impacto, com distanciamento social e uma pessoa por 15 m².

Escolas

Nas escolas, podem ter aulas presenciais apenas as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), seguindo os protocolos de segurança.

Transporte de passageiros

O transporte público coletivo municipal opera de segunda-feira a sábado, a partir das 5h – circula aos domingos e feriados apenas para atender profissionais de saúde. O transporte individual de passageiros por táxi ou aplicativo pode trafegar com, no máximo, dois passageiros no banco traseiro, disponibilizando produtos de higienização aos clientes e com as janelas abertas.

Não podem funcionar

Eventos sociais e corporativos não estão autorizados, assim como música ao vivo nos estabelecimentos de alimentação. Também não podem funcionar cinemas, teatros e casas de show e de promoção de eventos.