O governo do Estado voltou a abrir concursos públicos para cargos efetivos, após anos de pouca abertura de oportunidades. Os editais já começaram a ser lançados, e novos processos vão ser abertos até o fim de 2022, com salários que chegam a R$ 10 mil.

Numa época em que muitos profissionais experientes buscam uma recolocação no mercado de trabalho, os concursos se apresentam como uma boa opção.

Das 1.878 chances já confirmadas pelo governo do Estado, 1.127 são para candidatos de qualquer idade, com o limite de 75 anos, em que há determinação de aposentadoria compulsória para a maioria das carreiras no serviço público.

Ou seja, até quem tiver 74 anos pode disputar as chances, tendo de se aposentar quando completar 75.

Os concursos do Estado já confirmados para essa faixa etária são dos institutos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), de Atendimento Socioeducativo (Iases) e de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf ); das secretarias de Justiça (Sejus), Controle e Transparência (Secont); e da Polícia Civil.

Na corporação, serão ofertadas 40 vagas para o cargo de delegado.

O governador Renato Casagrande também já confirmou concurso para a Polícia Militar. Serão 671 vagas para soldados, oficiais médicos e para a banda de música da PM.

Por conta da natureza da atividade policial, atualmente, a PM-ES tem limite de idade de até 28 anos para ingresso de soldados e oficiais combatentes. Já para oficiais médicos, o limite, segundo último edital, é de 35 anos.

 

O Corpo de Bombeiros, vai abrir concurso com 80 vagas para soldado. A contratação da entidade organizadora já está autorizada. O cargo também tem limitação de idade de até 28 anos. Há ainda possibilidade de seleções em prefeituras.

Na disputa de vagas no serviço público no País, candidatos de até 34 anos são maioria, com 64,75% do total, segundo pesquisa feita pelo portal Gran Concursos Online.

De 35 a 44 anos, o percentual é de 15,73%, segundo os números. O percentual entre 45 e 54 é de 9%, enquanto 6,22% têm de 55 a 64 anos. Por fim, 4,31% dos candidatos têm mais de 65 anos.