Comerciantes de Vitória tiveram as vendas afetadas depois que o WhatsApp, Facebook e Instagram saíram do ar, na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

 

 

 

Durante a pandemia, as redes sociais se tornaram um dos principais meios de venda e atendimento aos clientes.

 

 

 

De acordo com o atendente João Victor Duarte, que trabalha em uma farmácia de Bento Ferreira, os pedidos pelo WhatsApp representam 50% das vendas do estabelecimento. Eles descobriram que o aplicativo estava fora do ar enquanto um cliente fez contato para informar não estava conseguindo enviar o comprovante de depósito.

 

 


Com o WhatsApp fora do ar, alguns comerciantes ficaram sem atender os clientes nesta segunda-feira (4) — Foto: Divulgação


 

 

 

"Descobrimos que o WhatsApp tinha caído porque ele enviou o comprovante e não estava chegando. Quando ele ligou percebemos que não estava funcionando. As vendas pelo WhatsApp aqui representam 50% da demanda, porque é mais rápido e prático", contou.

 

 

 

Outro comerciante impactado pela queda dos aplicativos é Fabrício Girles, dono de uma mercearia no bairro Jardim Camburi, também em Vitória. Ele contou que as vendas pelo WhatsApp representam 60% da demanda do estabelecimento.

 

 

 

"Agora só estamos recebendo os pedidos por ligação. Mais cedo, estava conversando com uma cliente e do nada ela percebeu que a mensagem que enviou não estava carregando. Foi aí que ligou e disse que eu não estava falando mais nada. Pensei inicialmente que fosse apenas um problema no sinal de internet", disse.

 

 

 

De acordo com ele, apesar de alguns clientes mais antigos ainda optarem por ligar, o aplicativo facilita muito o atendimento diário.

 

 

 

 

"No final do dia, se continuar assim, vai impactar no faturamento, porque o WhatsApp, querendo ou não, virou uma ferramenta de trabalho, principalmente do comércio", finalizou.