Folha do ES
Sáb, 6 de Mar

Home   Economia     Mundo


‘Economia mundial pode nunca mais retornar ao nível de crescimento anterior à pandemia’, diz chefe do Banco Mundial

‘Economia mundial pode nunca mais retornar ao nível de crescimento anterior à pandemia’, diz chefe do Banco Mundial

  Por João Paulo Rosa

  09.novembro.2020 às 09:57

A economia global pode nunca mais retornar ao ritmo de crescimento pré-pandêmico, disse Patrick Kirby, economista-chefe do Banco Mundial, em conferência digital do Moscow Exchange Forum esta semana.

Kirby afirmou que os bons resultados do crescimento da economia mundial no terceiro trimestre de 2020 refletem mais a contração da profundidade do declínio da economia do que um sinal de crescimento real. Mesmo após esses resultados otimistas, a atividade econômica em muitos países permanece nos níveis dos piores dias de crise. Além disso, a disseminação do coronavírus provocou a desaceleração dos preços, já que a demanda tem sido mais afetada que a oferta, dea cordo com o especialista do Banco Mundial.

O economista destacou que o mundo terá que percorrer um longo caminho para a recuperação porque a pandemia deixa um limiar de problemas: interrupções nas cadeias produtivas, carga fiscal após medidas de apoio implementadas pelos governos, possibilidade de falência de empresas afetadas pela a pandemia e problemas na esfera educacional e de saúde. Todos esses fatores podem impedir que a economia mundial cresça novamente às taxas registradas antes da pandemia da novo coronavírus.

O especialista disse que, nesta situação, os bancos centrais dos países continuariam a impor taxas de juros baixas. Ao mesmo tempo, a inflação permaneceria baixa, já que muitos países hoje estão lutando para trazê-la de volta. “No geral, é uma história triste, esperamos que esta pandemia contribua para uma das maiores recessões em 150 anos, comparável à experimentada durante a Grande Recessão ou a Segunda Guerra Mundial.


Fonte: mundo a minuto

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.