Há sempre alguns mitos e conceitos errados sobre a inflação. A concepção errônea mais comum é que a inflação mais alta indica uma economia em crescimento.

É verdade que quando a renda das pessoas aumenta, a despesa também aumenta e promove a inflação. Mas o ponto mais importante é se a renda mais alta é distribuída de forma justa ou não. Se a renda aumenta apenas para um pequeno grupo de pessoas, então a outra parcela maior de pessoas tem que levar uma vida mais econômica devido à inflação mais alta.

Além disso, é dito que a inflação é uma causa de fatores internacionais. É outro mito da inflação que é muito popular entre as pessoas políticas. O preço internacional do petróleo e as situações sociopolíticas influenciam o preço local nesta economia de mercado aberto. Mas não é o fato o tempo todo.

Às vezes, os comerciantes locais aumentam o preço das mercadorias. O governo local também pode ser responsável por uma inflação mais alta, impondo impostos e taxas excessivos. A transação improdutiva de dinheiro sem aumentar a produção também pode aumentar a taxa de inflação. Portanto, os fatores internacionais podem não ser o único fator por trás da inflação mais alta de qualquer país.