IPVA é um tributo que deve ser pago anualmente. No entanto, de acordo com o estado de registro do carro, o proprietário agora tem a isenção do imposto, após um certo tempo de fabricação. Varia de 10 a 20 anos, de acordo com a localidade, veja os detalhes, e alguns exemplos de carros que não pagarão o IPVA 2023.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA 2023, é um imposto que deve ser pago obrigatoriamente por todos os veículos registrados no território nacional. No entanto, algumas categorias estão isentas.

Além dessas categorias, outra forma de não ter que pagar mais pelo tributo é através do tempo de fabricação do carro. No entanto, esse período não é o mesmo para todos os estados.

Tem uma faixa de 10 a 20 anos, após o tempo de fabricação do modelo, e a maioria dos estados adota o prazo de 15 anos de fabricação, veja:

CARROS isentos do IPVA 2023 por período de fabricação

No país, os modelos começam a receber isenção de IPVA para tempo de fabricação a partir de 10 anos em locais como Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.

Em estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, a isenção só é concedida após 15 anos de produção.

O estado de Mato Grosso adota o período de 18 anos de fabricação. Alagoas isenta apenas carros cuja produção seja datada antes de 31 de dezembro de 2000.

Estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul adotam o período de produção de 20 anos.

E, por fim, em Santa Catarina, a isenção do IPVA 2023 se limita aos modelos produzidos até 1985.

O estado de Minas Gerais não adota a política de isenção total. Lá, os carros dependem de uma redução progressiva ao longo do tempo. O mesmo acontece com Pernambuco.

Carro que ficará isento com 10 anos de fabricação

Entre os modelos que receberão a isenção do IPVA 2023 após dez anos de produção, está o Audi A3 2010.

O modelo foi um grande sucesso da marca quando foi lançado. O veículo da montadora alemã tem um total de quatro versões disponíveis de 102 cv e 200 cv.

Confira alguns carros que não vão pagar o IPVA 2023

senção do IPVA 2023 com 15 anos de fabricação: Ford Ka 2007

Outro exemplo de veículo que receberá a isenção do tributo é o Ford Ka 2007 em estados onde a regra é os 15 anos de produção.

O hatch da montadora norte-americana é bem sucedido até hoje no mercado nacional mesmo no segmento de semi-novo e usado.

A linha 2007 foi comercializada em um total de seis versões, com opção de motor 1.6 litros e 1.0 litros, com potência de 95 cv e 65 cv, respectivamente.

Carro com 20 anos de fabricação: Toyota Hilux 2002

Entre os modelos que se despedirão da homenagem após 20 anos de fabricação está a Toyota Hilux 2002. A picape da montadora japonesa também tem boas lembranças de sua história no mercado nacional.

A linha 2002 tinha uma extensa lista de configurações, com 13 opções de compra. Foram diáries na motorização 2,7 litros de gasolina e 3,0 litros de diesel.